logo

Vídeo aula 08 – Windows server 2012 – Configurando um servidor DFS

Queridos amigos,

abaixo uma videoaula onde eu falo sobre a configuração do DFS (Distributed file service – serviço de arquivos distribuídos).

Porque usar DFS?

Para explicar, imagine que voce tenha dois computadores, com os nomes fileserver01 e fileserver02. Agora imagine em no fileserver01 exista uma pasta de nome “gerencia” e que dentro do fileserver02 exista outra pasta, com o nome financeiro. Agora imagine que ambas pastas estão compartilhadas com os mesmos nomes, ou seja, gerencia e financeiro, lembrando que voce pode definir um nome para o compartilhamento, diferente do nome da pasta, é uma mera questão de gosto!

Pois bem, se o usuário precisar acessar os arquivos…

da gerencia, deverá digitar: \\fileserver01\gerencia

do financeiro, deverá digitar: \\fileserver02\financeiro

Para o pessoal que trabalha com TI, fazer isto é fácil, mas para o usuário final, é o fim do mundo ter de lembrar o nome de diversos “alvos” para compartilhamentos espalhados pela rede.

Fora isto, observe que não há replicação de dados para outro lugar da rede. Desta forma, se o HD onde estão os arquivos da gerencia queimar, “tchau arquivos!”, fora a indisponibilidade dos arquivos, obviamente eles “já eram”.

Utilizando DFS, voce pode ter um unico endereço de acesso (alvo) para diversos compartilhamentos espalhados pela rede, sem contar a replicação dos arquivos por diversos HDs diferentes, garantindo a disponibilidade deles e resistência a falhas, caso um dos HDs queime. Obviamente… desde que voce faça um planejamento organizado do seu DFS, que é o que eu ensino no vídeo abaixo.

Este tal “alvo” unico ao qual me refiro, se chama namespace, ao qual voce anexa os diversos compartilhamentos espalhados pela rede.

Agora veja o video abaixo e aprenda uma forma organizada de montar um DFS, garantindo navegabilidade excelente aos seus usuários e uma gerência facilitada para voce!




992 Visitas totais: 1 Visitas hoje:

Deixe um comentário

*

captcha *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pular para a barra de ferramentas