logo

Vídeo aula 05 – rotas entre redes distintas – parte 1

Queridos amigos,

abaixo uma videoaula onde eu falo de forma rápida e resumida sobre rotas entre duas redes IPs diferentes. O conteúdo repassado nesta videoaula é a mais básica possível no assunto referente a rotas. É o seu primeiro passo rumo a um conhecimento extremamente importante.

OBSERVAÇÃO: Esta videoaula tem laboratório pronto para prática na seção “área de downloads” do site. No entanto, laboratórios mais profissionais e com alto detalhe de informações voce encontrará apenas no livro com link abaixo. Caso voce queira de fato ser um profissional reconhecido, aconselho a aquisição do livro para ter uma base teórica prática e sólida.

CONFIGURAÇÃO DO LAB:

Em router0, faça:

enable
configure terminal
interface gigabitethernet 0/0
ip address 172.16.255.254 255.255.0.0
no shutdown
exit
interface gigabitethernet 0/1
ip address 192.168.1.254 255.255.255.0
no shutdown
exit
do show ip route
do write

os comandos acima configuram as interfaces, dando-lhes IP e as ligando em seguida. Depois o comando “do show ip route”serve para mostrar que o roteador ja conhece as rotas para as redes.

Feito isto, voce pode acessar o “prompt de comando” do PC0 e digitar “ping 172.16.100.200” para testar a conectividade com o outro PC e constatar que a configuração foi um sucesso. Opcionalmente voce pode digitar “tracert 172.16.100.200” para ver as interfaces que os pacotes seguem até o outro computador.

Como sugestão, abra o prompt de comando de seu proprio computador e digite: tracert -d www.cesarfelipe.com.br para ver as interfaces de roteadores por onde trafegam as comunicações entre seu computador e meu site.

Espero que tenha gostado desta videoaula!

Aproveite a adquira meu livro sobre gerencia e configuração de switches e roteadores CISCO, clicando na imagem da capa do livro para ser direcionado ao site da editora BRASPORT.

cisco




1458 Visitas totais: 1 Visitas hoje:

Deixe um comentário

*

captcha *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pular para a barra de ferramentas