logo

Vídeo aula 04 – etherchannel (alta disponibilidade de link)

Queridos amigos,

abaixo uma videoaula onde eu falo de forma rápida e resumida sobre o etherchannel (agregação de links), que serve para prover alta disponibilidade entre equipamentos. Desta forma, caso um dos cabos seja rompido, o link permanece operante entre os equipamentos sem que a falha seja percebida.

Esta agregação é possível devido ao protocolo público LACP (Link aggregation control protocol – 802.3ad), regulamentado pela RFC do link abaixo:

https://tools.ietf.org/html/rfc7130

OBSERVAÇÃO: Esta videoaula tem laboratório pronto para prática na seção “área de downloads” do site. No entanto, laboratórios mais profissionais e com alto detalhe de informações voce encontrará apenas no livro com link abaixo. Caso voce queira de fato ser um profissional reconhecido, aconselho a aquisição do livro para ter uma base teórica prática e sólida.

CONFIGURAÇÃO DO LAB:

Em Switch9, faça:

enable
configure terminal
interface range gigabitEthernet 1/1 – 2
channel-group 1 mode on
exit
do write

Em Switch10, faça:

enable
configure terminal
interface range gigabitEthernet 1/1 – 2
channel-group 1 mode on
exit
do write

Opcionalmente digite “do show etherchannel summary” ou “show etherchannel port-channel ” para ver as configurações etherchannel dos switches.

Aproveite a adquira meu livro sobre gerencia e configuração de switches e roteadores CISCO, clicando na imagem da capa do livro para ser direcionado ao site da editora BRASPORT.

cisco




848 Visitas totais: 1 Visitas hoje:
Foto de perfil de Prof. César Felipe Gonçalves Silva
Graduado em gestão de infraestrutura de redes e pós-graduado nesta mesma área pela Universidade Tiradentes (UNIT), uma das maiores universidades do Nordeste. É escritor do Livro “Configuração de switches e roteadores CISCO” (Brasport/2013) e autor de 3 cursos online em vídeo aulas para o Instituto Politécnico de Educação à Distância (IPED – São Paulo). Professor há mais de 16 anos, atualmente escreve seu segundo livro na área de infraestrutura de redes de computadores.
  1. jader Responder

    Esse link só pode ser feito com cabo crossover? Ou pode ser feito com cabo normal?

Deixe um comentário

*

captcha *

Pular para a barra de ferramentas