logo

Vídeo aula 04 – etherchannel (alta disponibilidade de link)

Queridos amigos,

abaixo uma videoaula onde eu falo de forma rápida e resumida sobre o etherchannel (agregação de links), que serve para prover alta disponibilidade entre equipamentos. Desta forma, caso um dos cabos seja rompido, o link permanece operante entre os equipamentos sem que a falha seja percebida.

Esta agregação é possível devido ao protocolo público LACP (Link aggregation control protocol – 802.3ad), regulamentado pela RFC do link abaixo:

https://tools.ietf.org/html/rfc7130

OBSERVAÇÃO: Esta videoaula tem laboratório pronto para prática na seção “área de downloads” do site. No entanto, laboratórios mais profissionais e com alto detalhe de informações voce encontrará apenas no livro com link abaixo. Caso voce queira de fato ser um profissional reconhecido, aconselho a aquisição do livro para ter uma base teórica prática e sólida.

CONFIGURAÇÃO DO LAB:

Em Switch9, faça:

enable
configure terminal
interface range gigabitEthernet 1/1 – 2
channel-group 1 mode on
exit
do write

Em Switch10, faça:

enable
configure terminal
interface range gigabitEthernet 1/1 – 2
channel-group 1 mode on
exit
do write

Opcionalmente digite “do show etherchannel summary” ou “show etherchannel port-channel ” para ver as configurações etherchannel dos switches.

Aproveite a adquira meu livro sobre gerencia e configuração de switches e roteadores CISCO, clicando na imagem da capa do livro para ser direcionado ao site da editora BRASPORT.

cisco




1002 Visitas totais: 4 Visitas hoje:
  1. jader Responder

    Esse link só pode ser feito com cabo crossover? Ou pode ser feito com cabo normal?

Deixe um comentário

*

captcha *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pular para a barra de ferramentas