logo

Vídeo aula 02 – Redes de computadores e ativos de redes cisco – parte 2

Queridos amigos,

abaixo uma videoaula onde eu falo de forma rápida e resumida sobre endereço IP, sendo o conteúdo abaixo apenas um “aperitivo”para o que virá nas próximas aulas. BOM APETITE!

Calculo de redes e endereços IPs
É possível misturar (utilizar) endereços IPs de uma classe, com máscara de sub rede de outra classe. Quando fazemos isto, criamos subredes.
A criação de subredes tem por finalidade otimizar o uso de endereçamento IP, tanto púlico quanto privado, evitando o desperdício.
As faixas de endereços privados são:
10.0.0.0/8
172.16.0.0 até 172.31.0.0/16
192.168.0.0/16
A diferenciação das faixas de endereço IP entre público e privado se dá por meio da observação do valores contidos nos octetos 1 e 2
*** Calculo da quantidade de endereços IPs válidos e da quantidade de subredes
Para o cálculo de hosts, utiliza-se:
2n – 2 (Onde “n” é o número de zeros contidos na máscara de subrede)
Para o calculo de subredes:
2n (Onde “n” é o numero de um`s contidos entre na diferença entre a mascara da classe do endereço IP que esta sendo usado e a mascara de subrede que está sendo usada de fato

 

Aproveite a adquira meu livro sobre gerencia e configuração de switches e roteadores CISCO, clicando na imagem da capa do livro para ser direcionado ao site da editora BRASPORT.

cisco




790 Visitas totais: 1 Visitas hoje:
Foto de perfil de Prof. César Felipe Gonçalves Silva
Graduado em gestão de infraestrutura de redes e pós-graduado nesta mesma área pela Universidade Tiradentes (UNIT), uma das maiores universidades do Nordeste. É escritor do Livro “Configuração de switches e roteadores CISCO” (Brasport/2013) e autor de 3 cursos online em vídeo aulas para o Instituto Politécnico de Educação à Distância (IPED – São Paulo). Professor há mais de 16 anos, atualmente escreve seu segundo livro na área de infraestrutura de redes de computadores.
  1. Lucas Gabriel Responder

    Boa aula professor Cesar, consegui entender tudo. :)

Deixe um comentário

*

captcha *

Pular para a barra de ferramentas