logo

Aula 01 – Algoritmo com python – Introdução e conceito básico

Queridos alunos,

Nesta aula temos a introdução aos estudo de algoritmos, e utilizaremos como linguagem de exemplo o python.

O assunto abordado neste momento, serão os conceitos iniciais e o funcionamento das variáveis, suas valorações e tipos com a utilização do comando de saída “print” para podermos entendermos enterder de forma SIMPLES este inicio do nosso curso.

Obviamente que, após assistir esta aula01, voce deverá passar para a aula02, e assim respectivamente. Quem está já está acostumado com meu site, sabe que as primeiras aulas sempre são super básicas. pois a finalidade é poder ajudar a todos, desde os que não sabem nada, até aqueles que já estão um pouco mais avançados.

Como sempre: Para praticar voce precisará de alguns programas, os quais gentilmente disponibilizei na área de downloads do site, dentro da seção “programação”.

Resumão desta vídeo aula:

  1. O windows NATIVAMENTE não entende comandos e a construção da estrutura de linguagem Python (O linux entende nativamente), por este motivo é necessário instalar o Python (compilador) que disponibilizo aqui, que já vem com uma GUI de programação incluída.
  2. Toda linguagem de programação tem suas próprias regras, palavras reservadas e sintaxe (forma como os comandos e linhas de programação devem ser escritos)
  3. Veremos que é possível utilizar qualquer editor de texto para programar, mas que alguns destes editores são apropriados para programação, e facilitam a vida do programador (notepad++, por exemplo)
  4. Veremos que o python gera scripts (Arquivos com códigos) no formato .PY, que podem ser executados através do prompt de comando do windows
  5. Variáveis armazenam informações DIVERSAS, que podem ser numeros inteiros, numeros fracionados, palavras e/ou frases, no entanto, vai depender do tipo da variável
  6. Basicamente os tipos de variável no python são: int (para armazenar numeros inteiros), str (para armazenar frases e/ou palavras e/ou numeros) e float (para armazenar numeros fracionados)
  7. Toda variável recebe um nome, este nome se chama IDENTIFICADOR, que pode ser uma simples letra, uma palavra simples ou composta (Só não pode ter espaço em branco)
  8. As variáveis são usadas para armazenar informações (conforme falei no item 5)
  9. Quando uma variável recebe algo para armazenar, falamos que ocorreu uma ATRIBUIÇÃO
  10. Podemos ver o que uma variável está armazenando quando usamos um comando de SAÍDA, a exemplo do comando PRINT

Agora assista o vídeo e entenda muito mais!




609 Visitas totais: 1 Visitas hoje:
Foto de perfil de Prof. César Felipe Gonçalves Silva
Graduado em gestão de infraestrutura de redes e pós-graduado nesta mesma área pela Universidade Tiradentes (UNIT), uma das maiores universidades do Nordeste. É escritor do Livro “Configuração de switches e roteadores CISCO” (Brasport/2013) e autor de 3 cursos online em vídeo aulas para o Instituto Politécnico de Educação à Distância (IPED – São Paulo). Professor há mais de 16 anos, atualmente escreve seu segundo livro na área de infraestrutura de redes de computadores.
  1. Felipe Responder

    Cesar, o programa Sublime Text também é recomendado para programar?

  2. Eduardo Almeida Responder

    muito boa a aula e didática, simples e objetiva. Dá pra ir acompanhando de boa.

    • Foto de perfil de Prof. César Felipe Gonçalves Silva

      Obrigado pelo Eduardo. As aulas sao feitas para serem de facil entendimento por todos. Em breve posto mais. Infelizmente sempre tenho pouco tempo para me dedicar como gostaria! Se puder divulgar, ficaria grato! :)

Deixe um comentário

*

captcha *

Pular para a barra de ferramentas